Gabinete de Apoio Social

O Gabinete de Apoio Social (GAS) continua a seguir a sua principal missão de promover soluções de inserção social, acessível a toda a comunidade, funcionando como um serviço próximo à população em geral, com especial foco nas pessoas em situação de risco ou marginalização social. Este serviço destaca-se pelo seu atendimento, acompanhamento e intervenção social realizado maioritariamente através de ações de aconselhamento e orientação.

São atendidas pessoas maioritariamente do concelho da Amadora, contudo há pessoas que procuram o gabinete de várias áreas do país.

A procura é maioritariamente representada por indivíduos de nacionalidade Guineense, seguidos por aqueles de nacionalidade Portuguesa e Cabo-verdiana. Além da população dos PALOP atendemos também pessoas do Bangladesh, Nepal e Paquistão, entre outras.

Áreas Mais Procuradas:

Social, Apoio a Imigrantes, Educação e Formação Profissional, Emprego, Saúde, Segurança Social, Linha de Apoio de Emergência Social-144, Banco Alimentar e Ajuda Fraterna, Autoridade Tributária, Habitação, Comissão de Proteção de Crianças e jovens da Amadora, rede Social, Articulação com o Aconselhamento Jurídico e psicológico, etc.

Parceiros:

  • Cáritas
  • Dona Ajuda
  • Banco Alimentar Contra a Fome
  • Entreajuda
  • Rede UpFamilies
  • CPCJ – Comissão Alargada
  • Comissão Social de Freguesias da Falagueira – Venda Nova
  • Comissão Social de Freguesias das Águas Livres
  • Grupo de trabalho do Plano Municipal de Integração de Imigrantes
  • Ajuda de Mãe
  • Contabilista particular voluntária.

 

Atendimentos feitos no ano lectivo 2023/2024:

Foram feitos 3260 atendimentos entre Setembro de 2023 e Julho de 2024.

Sendo que desses atendimentos 1046 foram de acompanhamento e 2214 foram atendimentos pela 1ª vez.

Banco Alimentar e Grupo Ajuda Fraterna

A Ajuda Fraterna consiste num grupo, que procura a resolução das situações de carência económica, tentado dar resposta pontual a pessoas e famílias que vivem condições de extrema fragilidade e carência económica. Para a execução do seu plano de acção, o Grupo de Ajuda Fraterna conta com o envolvimento de um grupo com sete pessoas conhecedoras da realidade e das famílias que residem na zona envolvente, contribuindo para que se apure, de forma mais célere e eficaz, a real situação sócio-económica das situações apoiadas.

A Técnica de Serviço Social procura acompanhar as situações sinalizadas de forma a avaliar e apoiar cada situação de acordo com as necessidades identificadas.

Gabinete de Apoio Jurídico

 

O apoio/aconselhamento jurídico é uma das respostas multidisciplinares e complementares ao Gabinete de Apoio Social, com a colaboração de uma advogada, que presta serviço à instituição. De 7 de Setembro de 2023 a 27 de Julho de 2024 foram realizados 275 atendimentos nesta área.

É realizado aconselhamento jurídico nas seguintes áreas:

1º Direito Civil – 157 atendimentos
Direito Civil / Arrendamento / Regime maior acompanhado – 99 atendimentos
Direito do Consumo
Direito da família e menores – 58 atendimentos

2º Legalização/Nacionalidade Portuguesa – 38 atendimentos

3º Direito do Trabalho – 30 atendimentos

4º Direito Penal – 29 atendimentos

5º Direito Administrativo e Fiscal
                  Habitação/Processos executivos fiscais/Seg. Social – 27 atendimentos

Do atendimento e apreciação jurídica das situações são encaminhados para pedidos de apoio judiciário, as situações em tempo e em prazo, tendo sido encaminhadas 39 dos atendimentos identificados.

Gabinete de Apoio Psicológico

O Apoio Psicológico foi reiniciado no ano letivo 2022/2023 destina-se a cidadãos em situação de vulnerabilidade psicossocial que, por iniciativa própria ou encaminhados por outras instituições, procuram melhorar o seu bem-estar psicológico e não têm respostas pelo SNS. Com a colaboração de uma psicóloga, que presta serviço à instituição um dia por semana mediante marcações.

Acompanhamentos ativos: 11 utentes