O Centro Social do Bairro 6 de Maio, este ano lectivo, em vez de comemorar o Dia da Criança, comemorou a Semana da Criança. As actividades tiveram início no dia 1 de Junho, dia da Criança, e terminaram dia 5 de Junho. Cada dia foi dedicado a um direito e a um dever das crianças e consequentemente a uma actividade relacionada com o tema do dia.
Esta semana de actividades dedicadas aos direitos e deveres das crianças teve como objectivo explorar com as crianças o que são direitos e deveres e dar-lhes a conhecer os que achamos mais significativos para elas, através de conversas e actividades.
No pátio do Centro Social todos os dias era colocado um cartaz com o direito e o dever que se trabalhava naquele dia.
O primeiro dia foi dedicado ao direito a que todas as crianças têm de terem um espaço para brincarem e este direito foi conseguido através de dois insufláveis e do parque infantil da instituição, todas brincaram desfrutando dos equipamentos com alegria.
No segundo dia trabalhamos o direito à assistência médica, um grupo de estagiárias do Curso de Enfermagem do Centro de Saúde da Venda Nova apresentou um teatro de fantoches relacionado com o tema.
O terceiro dia destinou-se ao direito a que as crianças têm de ter pais que as protejam e que as amem. A actividade deste dia tinha como objectivo construir um mural onde os pais deixavam uma mensagem de amar os filhos é….. e cada um escrevia o lhe ia no coração.
No quarto dia trabalhamos o direito que as crianças têm de ter uma boa alimentação para crescerem saudáveis e fortes. Assinalamos este dia com uma Acção de Formação, dirigida por uma Nutricionista voluntária, onde explorávamos os alimentos que devemos comer e os que devemos evitar.
O último dia foi dedicado ao direito que as crianças têm de frequentar a escola e de terem um professor amigo. A actividade deste dia veio na sequência de outra, iniciada há já algum, que tem como objectivo pintar na parede exterior do edifício da instituição a silhueta dos trabalhadores e das crianças. Neste tinha tínhamos como intenção terminar as pinturas da parede e em simultâneo fazer pinturas faciais, o que não foi possível devido ao mau tempo.
Foi uma semana muito proveitosa de aprendizagens e de brincadeiras.