Tudo começou numa quinta-feira quando a irmã Deolinda nos ligou para irmos a Fátima com ela, e passar um fim-de-semana, juntamente com outros jovens de outras partes do país.
Na sexta-feira depois das aulas, eu e o meu irmão começamos a arrumar as coisas. No dia seguinte levantamo-nos cedo para sairmos no carro do Centro Social 6 de Maio, para uma longa viagem, mas é claro que não fomos sozinhos, pois tivemos a companhia dos amigos de Grupo LEA.
Quando chegamos a Fátima fomos para a Capelinha das Aparições, onde nos fomos encontrar com outra Amiga dos LEA e, de seguida fomos para a Casa da Nossa Senhora do Carmo e permanecemos naquele sitio à espera de outras pessoas, para logo de seguida irmos para uma sala, onde a irmã e o seu grupo foram fazer uma reunião. Eu e o meu irmão permanecemos na reunião, até a irmã Isabel e mais uma senhora nos irem buscar, para nos acompanhar à Casa das Irmã Dominicanas.
Ficamos à espera até a irmã Alzira chegar para irmos almoçar, naquele preciso sitio mas no refeitório do infantário, onde havia espaço para todos e poderíamos estar mais à vontade. Acabamos por almoçar na companhia de um casal que vive em Fátima, e foi muito bom.
Depois do almoço começamos a conhecer melhor alguns dos jovens que estavam ali, até nos integrarmos num dos grupos, e fomos para o Centro Pastoral Paulo VI, onde visionamos a apresentação de vídeos sobre o Estudo e o que significa ser Leigo Dominicano.
Quando terminou fomos com o nosso grupo, procurar um sitio para sentar e acabamos por ficar a conversar e a lanchar. Quando chegou a altura fomos para um convento, e começamos a preparar-nos para o jantar. Depois do jantar fizemos uma caminhada em volta ao Centro Pastoral Paulo VI e tivemos a ensaiar para uma apresentação que iria ser apresentada logo a seguir.
Quando acabaram as apresentações tivemos a arrumar as coisas para mais uma caminhada para os dormitórios.
No dia seguinte, Domingo, levantamo-nos cedo e começamos a preparar-nos para irmos á Casa das Irmãs Dominicanas, onde tomamos pequeno-almoço. Ao terminar fizemos uma pequena reunião, onde rezamos, cantamos, lemos, comentamos o Evangelho e discutimos sobre como estava a ser o fim-de-semana. Fomos de seguida para a missa e finalizamos com um último almoço de despedida.
Sara Cathy Sanches