Realizou-se no passado dia 5 de Julho a tradicional Festa do Padroeiro S. Domingos de Gusmão, Santo Padroeiro do Bairro 6 de Maio, onde também se celebraram os 40 anos da Independência de Cabo Verde e o encerramento das atividades letivas 2014/2015 do Centro Social 6 de Maio.

Para além dos elementos que integram a comissão da festa, cuja preparação começa alguns meses antes, é de realçar o empenho e dedicação dos colaboradores da Instituição e alguns elementos da comunidade que tudo fazem para que a festa seja um verdadeiro momento de convívio, comunhão e alegria.

A participação do público ao longo de todo o dia, cujo recinto esteve sempre cheio, foi a prova do verdadeiro sucesso da edição deste ano.

Ao longo de todo o dia viveu-se uma sentida comunhão intercultural entre as diferentes culturas presentes. A Eucaristia foi concelebrada por 3 padres, o Padre João Goulão, Jesuíta, o Padre Benjamim, Redentorista, da Paróquia da Venda Nova e o Padre Francisco ligado ao Movimento Schoenstatt, estando, ainda, o Diácono Dominicano, Fr. Junito, animada por representantes de diversos grupos ligados ao Centro, as crianças do pré-escolar, a GASNova, a Capelania Africana, a Equipa D´África, o Movimento Schoenstatt, e outro de São Tomé, para além do habitual coro que anima as eucaristias dominicais na Instituição. No final, e mantendo uma das tradições culturais de Cabo Verde, deu-se a passagem de testemunhos entre os Juízes da festa de 2015 e os Juízes da festa para 2016, que assumem durante um ano a função de embaixadores deste evento.

Seguiu-se o almoço partilhado entre todos, com gastronomia típica de Cabo Verde, São Tomé, Guiné e Portugal.

A tarde cultural foi abrilhantada pelas atuações das crianças das valências da Instituição, grupos da comunidade e outros grupos convidados, que, através da dança, da música ao vivo e do batuque animaram a tarde. Destacamos o sentido contributo do Padrinho da Instituição, o locutor José Candeias, que nos honrou com a sua animada presença, e possibilitou-nos ter alguns apoios para a realização desta festa, com especial destaque para a presença e atuação do cantor Miguel Ângelo, que, acompanhado com dois músicos, interpretou vários temas conhecidos da sua carreira musical, levando o público ao rubro.

Para além destes, foram várias as presenças e os apoios reunidos para a concretização da festa, a quem muito agradecemos, o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, que nos visitou à tarde, a Câmara Municipal da Amadora, a Junta de Freguesia da Falagueira-Venda Nova, a TV Amadora, a pastelaria do Sr. António Oliveira de Odivelas, a PSP, a fotógrafa Rosa Reis e o DJ Pedro. O som esteve a cargo da empresa AVK, que, gratuitamente nos cedeu o equipamento e recursos humanos necessários para que a festa fosse um verdadeiro sucesso, também, a nível de som.

A todos o nosso SENTIDO AGRADECIMENTO.

{phocagallery view=category|categoryid=147|limitstart=0|limitcount=0}