“No próximo dia 3 de Abril, o JORGE MESTRE, partirá, se Deus quiser, para Oécussi – TIMOR – para mais um ano de Voluntariado.

O Jorge regressou a Portugal em finais de Agosto de 2010, trabalhou no Centro Social durante 6 meses, mas decidiu voltar a Timor porque sente que a Missão em que se envolveu continua a chamá-lo.

A Eucaristia de “envio” e de despedida teve lugar no passado dia 20 de Março e foi uma Eucaristia bonita, com momentos fortes de testemunho e de emoção.

Além da Comunidade cristã que habitualmente se reune, cada Domingo, para celebrar a sua Fé e na qual o Jorge, ao longo destes meses, quase sempre participou, estiveram também presentes a Ir. Adelaide, Coordenadora das Missionárias Dominicanas, os Pais, o irmão, uma sobrinha, e alguns amigos do Jorge.

 

 

Além do símbolo que lhe foi entregue – uma vela acesa que representa a vida entregue e gasta do Jorge ao serviço de Deus e dos irmãos pobres de Timor, – foram lidas 2 mensagens que foram enviadas para esta Celebração, pelas alunas do Colégio do Oécussi e pela Comunidade das Irmãs Missionárias Dominicanas que já lá o acolheram antes e que agora expressam a sua imensa alegria pelo seu regresso.

Foi, ainda lida, a mensagem enviada pela Irmã Lucía, Coordenadora do Voluntariado Dominicano Internacional, que tem a sede em Roma, uma vez que o Jorge é apoiado, neste seu Voluntariado, por este Projecto Dominicano.

Também alguns Grupos da Catequese do nosso Centro Social, que o Jorge acompanhou, ao longo destes 6 meses, lhe deram algumas prendas e escreveram sentidas mensagens a expressar a sua pena por ele os deixar, ao mesmo tempo que lhe desejaram felicidades para a sua nova missão.

Foi, sem dúvida, uma Celebração “marcante” neste Ano Internacional do Voluntariado.

As crianças da Creche, do Pré-escolar e os Trabalhadores do Centro Social, dias antes, tinham feito, também, uma linda despedida e ofereceram-lhe uma mochila muito prática”

 

{morfeo 20}

 

MENSAGENS

 

Mensagem do DVI

Querido Jorge

Que o Senhor te acompanhe, que Ele seja o caminho por onde sigas diariamente. Que Ele seja o teu apoio em todo o momento, nos momentos de tristeza – que existirão – e nos momentos de alegria.

Dá-lhe graças pela tua vida e por seres capaz de pô-la ao serviço dos mais necessitados e que Ele continue a ajudar-te para poderes trabalhar na Sua vinha enquanto assim o quiser.

Que a tocha de São Domingos ilumine a tua vida para que seguindo os seus passos o teu caminho nunca se desvie e que sejas verdadeiramente felíz.

Tudo isto pedimos ao Senhor para ti (sem esquecer a tua família), desde aqui.

O DVI sente-se orgulhoso de um voluntário como tu.

Um forte abraço

Irmã Lúcia, op.

 

_______________

 

Mensagem do Colégio N. Sra do Rosário

Querido Jorge

É uma honra e um dom para nós poder saudar um jovem tão fenomenal e extraordinário.

Nós, Irmãs e meninas, queremos estar presentes nesta tua cerimónia de envio. Ainda que agora estejas em Portugal e nós estejamos no Oecusse (Timor), sentimos que nem a distância nem o tempo podem separar a amizade e o carinho que temos por ti.

Muito obrigada Jorge, por quereres regressar ao Oecusse. Nós estamos conscientes de que é preciso ter um amor muito grande para querer voltar a estas terras, onde bem sabemos que a vida não é fácil. Mas, com amor e disponibilidade, tudo é suportável.

Jorge, queremos dizer-te que tu:

– és um jovem que está sempre desperto para descobrir a novidade da vida que te foi dada;

– és um jovem curandeiro da vida humana, que segues a tua caminhada pelos lugares e caminhos mais impressionantes e dificeis, para humanizar e provocar mudanças;

– és um jovem pedagogo que com a tua ternura inata despertas esperança nas meninas do internato e nas pessoas da comunidade, cujas vidas foram atropeladas.

Jorge, em ti descobrimos um homem de Deus, que sabe escutar a voz do Senhor, o Seu sussurro, e que goza da Sua presença. Percebemos que sabes descobrir Deus onde Ele se esconde e onde continua a morrer, crucificado nos dias de hoje.

Queremos agradecer aos teus pais, pela sua generosidade e pelo apoio que te dão na tua vinda a Timor. Realmente, educaram um filho muito bom.

Obrigada a cada uma das Irmãs de Portugal, que em todo o momento apoiaram o Jorge em todos os sentidos, especialmente na sua formação. Às vezes sentimos que ele é mais Missionário Dominicano do Rosário, do que nós próprias.

Estamos à tua espera, Jorge, com os braços abertos. No Oecusse, tens a tua Comunidade e a tua missão. O povo pobre está à tua espera. O Avô Pedro espera o malae que lhe levava comida diariamente.

Que Deus continue a bendizer a tua vida e a tua família.

Um abraço amigo

Fica com Deus.

Irmã Maria de Jesus, Irmã Adina, Irmã Lucy e Irmã Marcela.

 

_______________