De 2 a 6 de Agosto de 2010
O acampamento, desde a sua primeira realização, revelou ser uma actividade em grupo muito valorizada pelos jovens e técnicos! Este último não fugiu à regra…
Assim, após algum trabalho de pesquisa e planificação realizados pela maioria dos jovens juntamente com os técnicos, foi possível organizar a nossa viagem de 5 dias ao Campo do Gerês!
E foram 5 dias bem intensos em comunhão com a natureza circundante que embeleza todo o Gerês, com a população que dá vida à Aldeia, bem como connosco próprios, podendo conhecermo-nos um pouco melhor fora do meio agitado que é Lisboa. Os nossos dias, por parte deste Património Histórico e Cultural português, incorreram pelas mais diversificadas actividades, como por exemplo: actividades radicais e lúdicas (arvorismo e equitação), organizadas por empresas locais; passeios e mergulhos na Albufeira de Vilarinho das Furnas, Ribeiro de Rodas e “barragem”; visita ao Museu Etnográfico, onde pudemos saber mais sobre a história da já extinta aldeia comunitária de Vilarinho de Furnas; percurso por um dos trilhos pedestres da aldeia até à Mata Nacional de Albergaria, ambientando-nos a novas paisagens que caracterizam o Gerês, que terminou num mergulho de final de tarde na magnífica Cascata do
Rio Homem!
Nestes dias aproveitamos ao máximo o Campo do Gerês, que por ter tanto a dar ficou a nostalgia de partir, sentindo que havia ainda tanto a descobrir. Mas foi possível descobrirmo-nos um pouco mais e pararmos só para apreciar… Mesmo alguns desentendimentos normais possibilitaram-nos um novo e melhor entendimento entre nós.
Vamos tentar que se voltem a proporcionar momentos vividos em grupo de descoberta, aprendizagem, partilha, tolerância e diversão!
{morfeo 5}