Como é habitual, o Natal deste ano 2024 animou muito, de muitas maneiras e em muitos momentos, a vida do Centro, de modo muito especial as nossas Crianças.
A solidariedade e generosidade de muitas Empresas, Grupos, Famílias e Pessoas, este ano foram, de facto, extraordinárias!
Apesar destes doadores estarem todos no nosso coração, e nos nossos registos, não se menciona o nome de nenhum, com receio de esquecer e não se mencionar alguém. Deseja-se, isso sim, por este meio e desta forma, expressar a cada um e a cada uma, a nossa maior e mais profunda GRATIDÃO. Este sentimento, vivido, em simultâneo, com muita alegria, é, sem dúvida, o que sentem e vivem não só as nossas Crianças, mas também as muitas Famílias que receberam o resultado de todas essas doações. Que o DEUS-MENINO a todos recompense com muita abundância. Aceitem os nossos pobres, mas muito sentidos e verdadeiros VOTOS DE BOAS FESTAS!
Segue uma pequenina amostra, muito pobre e reduzida, do que foram as vivências do Natal este ano!
1.ENFEITES E AMBIENTAÇÃO DO CENTRO
As nossas Educadoras, Auxiliares e Crianças, são verdadeiras Artistas!…
2. IDA DO SR. PADRE JÚLIO AO CENTRO SOCIAL
A ida do Sr. Padre Júlio, Pároco da Venda Nova, com todo o seu jeito para falar às crianças, também contribui muito para uma melhor vivência do Natal
3.FESTA PARA OS PAIS
Não se pode deixar de referir a festa que as Crianças, ajudadas, sobretudo pela Professora de Dança, pelas Educadoras e Auxiliares, preparam para os Pais. A Falta de espaço é sempre a maior dificuldade!
4. A SOLIDARIEDADE EM AÇÃO
A solidariedade que o Centro Social todos os anos recebe, por altura do Natal, – e este ano 2024, duma maneira muito especial -, é sempre algo que muito sensibiliza todos os que nele colaboramos e que nos leva a afirmar, que o NATAL é, de facto, uma FESTA MUITO ESPECIAL que “mexe” muito com as pessoas, no melhor sentido da palavra.
Este Ano, desde o nosso Gabinete do Apoio Social, também se fizeram algumas visitas a pessoas que vivem sozinhas, muitas delas com impossibilidade e/ou dificuldade em sair de casa. Nestes casos a “melhor prenda” que se lhes levou, apesar de se lhes levar um pequeno miminho, foi fazer-lhes alguma companhia.
4.1.
As Prendas dadas às crianças foram todas oferecidas por pessoas amigas, que mobilizaram outras pessoas, ou Grupos, como a Polícia, por exemplo.
Os Cabazes de Natal, dados pelo Centro Social a umas 100 Famílias, só foi possível, graças ao Banco Alimentar, e a várias Empresas ou Lojas, sendo algumas delas duma generosidade verdadeiramente admirável!
4.2.Participação do Centro Social no Projeto “Família Solidária”
O Centro Social há já 3 anos que também colabora, nesta altura do Natal, com um Projeto muito interessante, dinamizado e coordenado pela Sra. Dra. NILZA, a qual tem uma enormíssima capacidade de motivar e de dinamizar muitíssimas Famílias a tornarem-se PADRINHOS/MADRINHAS de uma Família carenciada, comprometendo-se a levar-lhes a casa um CABAZ! Mas a experiência diz-nos que não é um cabaz qualquer, porque além de ser muito abundante e os produtos serem de muita qualidade, é adequado à realidade concreta dessa Família, tendo-se em conta a idade, a saúde e a situação específica de cada membro dessa família. São centenas as Famílias que por esta iniciativa são ajudadas.
O Papel do nosso Centro Social é, apenas, indicar os dados completos de Famílias carenciadas que conhecemos.
PODEMOS AFIRMAR, SEM DÚVIDA, QUE O NATAL EXISTE , SE VIVE E ACONTECE!
SÓ O NASCIMENTO DUM MENINO, QUE TAMBÉM É DEUS, PODE FAZER ACONTECER ESTE MILAGRE!
Ir. Deolinda