Os cabo-verdianos do Bairro 6 de Maio, Amadora, Grande Lisboa, assinalaram ontem os 35 anos da independência de Cabo Verde. Um acto ao qual esteve associado a Embaixada de Cabo Verde e que contou com expressiva participação da nossa comunidade, conforme atesta a reportagem fotográfica.

Durante a missa na Igreja da Buraca presidida pelo Padre Dex, foram entoados diversos cânticos religiosos, alguns na língua cabo-verdiana. Toda a simbologia da cultura crioula esteve presente na cerimónia e sobretudo no ofertório: a bandeira de Cabo Verde, lenha, rede, a mala dos emigrantes, o pilão.

Presente esteve Edna Marta, em representação da Embaixada de Cabo Verde e que no final usou da palavra para agradecer aos presentes pela massiva participação numa cerimónia, segundo ela, deveras comovente e às autoridades religiosas e civis que tanto têm contribuído para um melhor acolhimento da comunidade cabo-verdiana em terras lusas.

Seguiu-se um almoço com pratos tradicionais cabo-verdianos e a tarde foi preenchida com actividades culturais em que participaram os utentes de todas as idades do Centro Social e ainda artistas convidados.

Noticia na Integra em
http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article54312&ak=1

{morfeo 2}