Na segunda semana de Agosto decorreu um torneio de futebol 5, promovido pelo Centro Social 6 de Maio em parceria a Escola Dr. Azevedo Neves, precisamente entre os dias 13 e 16 do presente mês das 15.30h as 18h.
Esta ação contou com um nº medio de cerca de 55 participantes por dia durante os 3 dias. 32 Jogadores, 2 árbitros, 2 assistentes de arbitragem, 4 treinadores e 15 pessoas que assistiram aos jogos. Houve 4 equipas, 2 da Cova da Moura e 2 do Birro 6 de Maio.
Realço que esta atividade inseriu-se no projeto “nel lado di linha” que tem como promotor o Centro Social 6 de Maio, com o objetivo de ocupar o tempo livre dos beneficiários da ação, e capacitar outros que estarão envolvidos na organização do mesmo, adquirindo desta forma competências organizativas, e trabalhando ao mesmo tempo regras de socialização como a pontualidade, responsabilidade, respeito pelos colegas/adversário, etc.
Também pretendeu-se que a atividade fosse uma resposta alternativa aos comportamentos desviantes diários que advêm dos bairros onde estes jovens habitam.
Os beneficiários diretos tinham todos idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, tendo o comité organizador uma maior heterogeneidade de idade e sendo este constituído por cerca de 7 jovens do bairro 6 de maio.
Segundo a avaliação que foi aplicada aos responsáveis de cada equipa, de um modo geral como pontos positivos elogiaram a organização do projeto e a importância do impacto positivo que estes tipos de ações têm na vida destes jovens trabalhando algumas características acima já mencionadas. Como aspetos a melhorar de uma forma geral, os jovens gostariam de ter mais equipas de outros bairros da periferia a participar.
De uma forma geral o comité organizador quer agradecer aos Diretores da Escola Dr. Azevedo Neves por terem cedido o campo de futebol, os balneários e um funcionário para facilitar o acesso, e também agradecer ao Moinho da Juventude por ter participado com duas equipas.
Em suma, faço uma avaliação muito positiva da atividade onde o convívio, a boa disposição, o voluntariado e a entreajuda foram destaque para o bom desempenho do torneio. O único ponto menos positivo foi o facto de terem desaparecido as duas bolas de jogo no final do torneio mas que em princípio serão recuperadas.
Todos os participantes contribuíram com 1€, tendo o resto das despesas sido cobertas pelo Centro Social 6 de Maio (prémios e lanches)
{morfeo 92}